Mercado de luxo: consumo consciente

31/08/2020

Dorion Soares – Designer de joias e especialista em gemas


O mundo moderno passa por uma grande transformação. Cultural, ética, ambiental, social e econômica. A mudança de comportamento em todas as áreas de consumo é notória e relevante. Alimentação, mobilidade, vestuário, serviços e objetos de luxo estão entre as áreas que sentem o grande impacto desta mudança. 


Vivemos uma nova realidade de consumo, que vem de forma gradativa exigindo uma nova postura da indústria, do comércio e dos serviços. No mercado de luxo não é diferente. A consciência e o realinhamento de valores têm levado o consumidor a um critério mais seletivo e impactante em sua relação com uma marca ou empresa. O novo consumidor do mercado de luxo busca cada vez mais além de um símbolo, qualidade e atemporalidade, uma verdade em uma marca que o represente. A história e a ideologia de uma empresa ou marca passam a ser determinantes no momento da escolha.


Um produto ou serviço considerado premium tem como premissa um padrão de excelência inquestionável. É necessário surpreender e ir além. Em sua escolha, o cliente está à procura de uma experiência que supere as suas expectativas. 


Esse consumidor busca um valor que vai além de símbolo de status e posicionamento social, se comportando de forma mais madura, menos eufórica e mais consciente. Trata-se de um cliente que está à procura de uma experiência no ato da compra que esteja alinhada com o seu comportamento e os seus valores. 


Nesse cenário, a história, a identidade e os valores de uma marca passam a ter um peso muito maior no mercado atual, onde o consumidor assume também um papel participativo nesta troca de experiências. O cliente quer participar, quer ouvir e ser ouvido. Apenas uma excelente campanha publicitária já não é mais suficiente para sustentar uma relação de fidelidade com o consumidor, onde a ética e a transferência passam a ser valores fundamentais. 


Com um mundo globalizado e acessível de forma imediata a todo tipo de informação, o cliente busca (e isto é um fato positivo para o aprimoramento) entender qual é a relação do produto ou serviço com uma verdade que ele acredita. Questões sociais, éticas, ambientais e socioeconômicas são vitais para o sucesso de uma empresa. Tais práticas e condutas são pontos decisivos em sua escolha. À medida que evoluímos em uma relação verdadeira com o cliente, gerando transparência quanto à qualidade e a ética na seleção de matéria prima e na produção de bens e serviço premium, geramos um conforto para que ele adquira um produto onde o valor do objeto ou serviço ultrapasse o valor do bem em si. 


Cada indivíduo é parte de uma grande engrenagem que ganha força e voz a partir de um engajamento voluntário na busca por um mundo melhor, sustentável e igualitário.


Para interagir com a nova geração, com um novo perfil de consumidor cada vez mais participativo, faz-se necessário uma linguagem responsável e verdadeira, usando meios de acesso capazes de alcançar a sua atenção de forma concreta. No meu ponto de vista, todos devem caminhar para o aprimoramento em servir de forma excelente, gerando uma relação sólida e confiável com o cliente, respeitando as suas aspirações e os seus sentimentos de forma que a sua marca ou empresa passe a fazer parte de sua história.


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